domingo, 18 de dezembro de 2016

Pelznickel de 2016 um sucesso.

     Na terra do Pelznickel os pais trouxeram seus filhos para sentir o verdadeiro sentido do Natal que a Pelznickelplatz proporciona.
     É neste sentido que a Sociedade do Pelznickel trabalha proporcionando emoção na maior simplicidade que seja em escrever de carta, um abraço de São Nicolau, no recebimento de um doce caseiro de natal da Christkindl, nas historias do Sackmann, na mata com o Pelznickel e estas coisas feitas no verdadeiro espirito do natal com nascimento de novas emoções.


 Agradecemos a todos que nos visitaram e especialmente as pessoas que amam esta tradição.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cronograma de 2016.


Sociedade do Pelznickel de Guabiruba lança miniaturas dos personagens que integram a Pelznickelplatz

Oito modelos foram criados por uma artesã de Guabiruba e estão à venda na Pelznickelplatz.


Neste ano, além de visitar a Pelznickelplatz, os fãs do Papai Noel do Mato poderão levar para casa todos os personagens que tornam o Natal único em Guabiruba.
A Sociedade do Pelznickel criou uma coleção com oito bonecos em miniatura: cinco representam o Pelznickel em suas variadas formas, além de São Nicolau, Christkindl e o Sackmann (homem do saco).
O vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, afirma que a entidade sempre quis fazer uma lembrança para os visitantes da Pelznickelplatz, então neste ano criou as miniaturas em parceria com a artesã Marcia Bochega Brosolin, de Guabiruba, que executou o trabalho em biscuit – também conhecido como porcelana branca. “Vamos fazer um minibazar na Pelznickelplatz e pretendemos vender as miniaturas para os visitantes levarem de lembrança”, diz.
De acordo com ele, os bonecos são uma forma de manter a tradição do Pelznickel o ano todo, não somente no Natal. “É um produto totalmente artesanal, feito em Guabiruba. É uma ótima opção de presente para quem gosta dos personagens”, destaca.
Siegel afirma que a Sociedade já deu entrada no pedido para registrar a marca Pelznickel no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e agora aguarda os trâmites do processo para poder comercializar vários tipos de souvenirs com essa temática. “Queremos registrar o nome para poder vender os souvenirs sempre”.
Neste ano, foram confeccionadas apenas 100 unidades que serão vendidas a R$ 70 cada.

A criação

A artesã responsável pela confecção das miniaturas é Marcia Bochega Brosolin, 50 anos. Ela se dedica à arte há 20 anos e demorou cerca de três meses para chegar ao resultado final das miniaturas dos personagens que integram a Pelznickelplatz. “Eu faço parte do Grupo do Artesanato Guabirubense (Gruarte) e sempre que vou na feira as pessoas me pedem uma lembrança de Guabiruba. Então surgiu a ideia de fazer o pelznickel de biscuit”, diz.
Ela conta que inicialmente fez dois modelos de Pelznickel e mostrou para os integrantes da Sociedade do Pelznickel, que aprovaram o trabalho e solicitaram também outros modelos, como o do Sackmann, da Christkindl e do São Nicolau. “Tirei os modelos pelas fotos que eles me deram”.
Para a artesã, é muito gratificante contribuir para a cultura do município. “Sei como o povo de Guabiruba é fiel às tradições, então foi muito desafiador”.
Ela está na expectativa agora sobre como será a repercussão de seu trabalho no município. “Estou ansiosa para saber como as pessoas vão reagir, se vão gostar do trabalho. Eles foram feitos pensando em uma lembrança para presentear não só pessoas aqui da cidade, mas também de fora. Espero nos próximos anos poder melhorar a minha técnica”.

Créditos da matéria são do Jornal Município de Brusque SC.
Matéria completa no link abaixo.


Sociedade do Pelznickel de Guabiruba lança miniaturas dos personagens que integram a Pelznickelplatz